Livro – “Culthis: acolhimento psicossocial e abolicionismo penal na prática”
15 abr 2025

O livro que temos a honra de apresentar é uma tentativa de sistematizar o acúmulo de conhecimento produzido no programa de extensão Culthis: Espaço de Atenção Psicossocial às Pessoas Presas, Sobreviventes do Cárcere, seus Familiares e Amigos, vinculado ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LabTrab) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O título deste livro inspira-se nos questionamentos acerca de uma prática abolicionista nos espaços de construção do conhecimento científico.
Como será discutido ao longo do livro, o Culthis surgiu em 2008 a partir de convocações da realidade das pessoas afetadas pelo cárcere em Minas Gerais, incluindo aquelas presas, mas principalmente suas familiares e os sobreviventes, ou seja, pessoas que passaram pela prisão e são usualmente chamadas de egressos do sistema prisional.
Convidamos algumas pessoas que passaram pelo programa, como extensionistas ou como parceiros(as), para contribuir na elaboração dos capítulos, pois, parafraseando a professora Vanessa Andrade de Barros na entrevista deste livro, “tudo que fizemos é coletivo”.
Esperamos que esta publicação possa inspirar a construção de projetos de pesquisa-intervenção e extensão universitária que possuam uma perspectiva abolicionista penal e uma postura horizontalizada na produção do conhecimento científico com as pessoas afetadas pelo cárcere, a fim de um dia existir uma sociedade sem cárceres e, consequentemente, outro modo de produção da existência.
Para acessar o livro, clique aqui: Culthis: acolhimento psicossocial e abolicionismo penal na prática